Internet das Coisas -IOT

 

 Mas afinal, o que é Internet das Coisas (IoT)?

De uma forma bem simples, Internet das Coisas é o modo como os objetos físicos estão conectados e se comunicando entre si e com o usuário, através de sensores inteligentes e softwares que transmitem dados para uma rede. Como se fosse um grande sistema nervoso que possibilita a troca de informações entre dois ou mais pontos.
O resultado disso é um planeta mais inteligente e responsivo. Agora podemos entender melhor como essas coisas funcionam, e como funcionam juntas para melhor nos servir.
Mas de que “coisa” estamos falando? A resposta é qualquer coisa.
Desde um relógio ou uma geladeira, até carros, máquinas, computadores e smartphones. Qualquer utensílio que você consiga imaginar pode, teoricamente, entrar para o mundo da Internet das Coisas.
Eles conversam entre si para nos dar mais conforto, produtividade, informação e praticidade em geral, e seus usos podem abranger monitoramento de saúde, fornecimento de informação em tempo real sobre o trânsito da cidade ou o número de vagas disponíveis em um estacionamento e em que direção elas estão, até recomendação de atividades, lembretes, ou conteúdo em seus dispositivos conectados.
Coisas do cotidiano se tornam inteligentes e têm suas funções ampliadas por cruzamento de dados. É o que acontece quando um assistente virtual cruza dados dos seus dispositivos conectados para te informar, mesmo que você não tenha pedido, o tempo que você levará para chegar ao trabalho quando você senta no seu carro para sair de casa.
Ele não sabe onde você vai por magia, e sim pela interconectividade dos dispositivos inteligentes à sua volta; ou seja, pela Internet das Coisas. O assistente conhece sua rotina, e dado o horário, dia da semana, sua localização por GPS conexão (ou não) ao Wi-fi de casa, a conexão ao bluetooth do carro no momento específico, e ao fato de que esse cenário se repetiu muitas vezes, ele aprendeu que é muito provável que você esteja indo para o trabalho de carro e te informa quanto tempo você vai demorar para fazê-lo.

O ESP 32:




O NodeMCU ESP32, da mesma familia do ESP8266 é um dispositivo perfeito para projetos de IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas) por sua capacidade de conectar-se a internet via WiFi ou a outros dispositivos, via Bluetooth, já integrado na placa. O poder de processamento do ESP32 é fantástico, com três núcleos em seu processador.

 As características básicas são as seguintes:(Datasheet aqui para maiores detalhes)

    CPU: Xtensa® Dual-Core 32-bit LX6;
    Memória ROM: 448 KBytes;
    Clock máximo: 240MHz;
    Memória RAM: 520 Kbytes;
    Memória Flash: 4 MB;
    Wireless padrão 802.11 b/g/n;
    Conexão Wifi de 2.4Ghz (máximo de 150 Mbps);
    Antena embutida na placa;
    Conector micro USB para comunicação e alimentação;
    Wi-Fi Direct (P2P), P2P Discovery, P2P Group Owner mode e P2P Power Management;
    Modos de operação: STA/AP/STA+AP;
    Bluetooth BLE 4.2;
    Portas GPIO: 11;
    GPIO com funções de PWM, I2C, SPI, etc;
    Tensão de operação: 4,5 ~ 9V;
    Conversor analógico digital (ADC).


Tutoriais para  instalação e conexão do ESP32, clique nos links abaixo:

Recomendamos sempre a utilização das plataformas Linux ou MacOsx, entretanto se você tem dificuldades também descrevemos  o link para Wndows:



Primeiros passos no Linux (do bit ao Byte) 

Primeiros passos no Windows por FernandoK 

Entendendo as portas do ESP32 e primeiros testes , fonte site mjrobot
 
FernandoK e o reconhecimento facial com ESP32 


Brincando com ideías na Automação Residencial 

Crie seus aplicativos no AppInventor 


Após a instalação da placa e primeiros testes , podemos criar diversas estruturas(ISRs) utilizando os exemplos disponíveis, mais informações podem ser obtidas na documentação oficial do Arduino em: https://www.arduino.cc/.


Os links citados não são de nossa autoria, entretanto são recomendados devido à competência e qualidade das publicações. Agradecemos a todos os autores por ajudarem nossos professores e  alunos a desenvolverem seus conhecimentos.















Comentários

Postar um comentário

Mais acessadas